Antes dos desbravadores a região de Campo Maior era habitada por tribos indígenas
Antes dos desbravadores chegarem à nossa terra, o território piauiense era habitado por sete tribos indígenas, sendo Tremembé, Tabajara, Timbira, Gueguê, Acroá, Jaicó e Pimenteira que viviam da caça e da pesca.
A vida dos índios era de certa forma tranquila, com pequenos atritos apenas na disputa por melhores locais para a pesca e caça, mas com a chegada dos fazendeiros a situação mudou.
Alguns se juntaram aos estrangeiros, principalmente aos francês, aumentando assim o conflito entre os nativos que não aceitavam a situação imposta pelos brancos. Os que não concordavam fugiram para outras terras ou foram mortos, tanto que no final do século XVIII não havia mais luta com índio no Piauí, os que não haviam sido domesticados tinham sidos aniquilados.
No Piauí
No Piauí, diversos povos indígenas habitaram e habitam atualmente o território. Dentre eles, destacam-se os Tabajara, Tapuio, Kariri, Guajajara, Warao, Gueguês e Akroá-Gamela. Outros grupos indígenas mencionados incluem os Jenipapos, Acauã, Anacé, Canela, Jaicós, Gilbués, Gamelas e Tacariju. A presença indígena no Piauí, embora tenha sido silenciada por um longo período, é reconhecida e valorizada atualmente.
Principais Povos Indígenas do Piauí:
Tabajara: Etnia com forte presença na região de Piripiri, com associações indígenas e uma rica história e cultura.
Tapuio: Presentes em Piripiri e Lagoa de São Francisco, com tradições e práticas culturais únicas.
Kariri: Com comunidades em Queimada Nova e Paulistana, os Kariri são um dos povos indígenas mais conhecidos do Piauí.
Guajajara: Localizados em Teresina, os Guajajara são um dos grupos indígenas com maior visibilidade na região.
Warao: Também presentes em Teresina, os Warao são um dos povos indígenas mais recentes a se estabelecer no Piauí.
Gueguês: Localizados em Uruçuí e Bom Jesus, os Gueguês são um dos povos indígenas com forte ligação com a história da região.
Akroá-Gamela: Presentes em Uruçuí, Bom Jesus, Currais e Baixa Grande do Ribeiro, os Akroá-Gamela são um dos grupos indígenas com maior diversidade cultural.
Outros: Jenipapos, Acauã, Anacé, Canela, Jaicós, Gilbués, Gamelas e Tacariju.
Reexistência e Valorização:
A presença indígena no Piauí foi, por muitos anos, invisibilizada e silenciada, mas hoje há uma crescente valorização e reconhecimento da cultura e ancestralidade dos povos indígenas.
O governo do estado tem promovido ações que buscam proteger e valorizar os povos originários.
As associações indígenas, como a dos Tabajara, têm desempenhado um papel fundamental na organização e defesa dos direitos dos povos indígenas no Piauí.
A presença de indígenas em diversas cidades do Piauí, como Piripiri, Piracuruca e Teresina, é um testemunho da sua resiliência e determinação em preservar suas tradições e identidades.
Foto: portal Piracuruca
Publicado em 21/04/2025