O Piauí é um dos estados brasileiros que foi escolhido pelo homem pré-histórico como seu habitar. Isso é provado em vários sitio arqueológicos existentes no estado como a Serra da capivara e a Serra das Confusões.
Mas, no município de Campo Maior-PI, que fica a 84 quilômetros de Teresina-PI, existe vertigens de que nossos antepassados possam ter vivido ou pelo menos passado por terras campomaiorenses. Isso pode ser provado pelos sinais de sua presença deixados na Localidade Buritizinho, comunidade que fica a aproximadamente 38 quilômetros de sede, onde podemos encontrar várias gravuras em vários formatos e desenho feitos em um paredão de pedras existente na comunidade.
Lamentavelmente, ao longo do tempo a depredação e o vandalismo já destruíram grande parte desse acervo. Porém, mesmo enfrentando o desgaste do tempo a ação do homem, muito ainda podemos ver no local, que, além das gravuras guarda enigmas como pegadas humanas esculpidas em pedra, uma “piscina” natural em cima do paredão dentre outros belezas históricas que podem ser encontradas.