Como aconteceu o povoamento e emancipação do município de Campo Maior
Em meados do século XVII, a criação de gado é empurrada pela coroa portuguesa para o interior no intuito de deixar as terras próximas ao litoral livres para o plantio da cana de açúcar, atividade mais lucrativa da colônia à época. Com isso o governo português doa terras no interior do nordeste para a povoação e criação bovina. Essa política de doação de terras foi bastante comum no período colonial e ficou conhecida como sesmarias.
Assim aconteceu o descobrimento do Piauí. E da mesma forma se deu o povoamento de Campo Maior, de acordo com alguns historiadores que afirmam que nossa cidade tem inicio com a chegada de Bernardo de Carvalho e Aguiar que aqui instalou uma fazenda denominada Bitorocara no de 1695.
Como já foi citado pelos historiadores, com o desenvolvimento da comunidade que em consequência da instalação das fazendas crescia de forma rápida, houve a necessidade e foi construída a Igreja que fora inaugurada em 12 de novembro de 1712 sendo que ainda no mesmo ano foi dado a essas terras o nome de Freguesia de Santo Antonio do Surubim.
No dia 08 de agosto de 1762 a comunidade se reuniu na Igreja e em Assembléia Geral aprovou o nome de Vila de Campo Maior. O nome seria devido os grandes campos aqui existentes parecerem com os de Campo Maior, em Portugal. Portanto, uma homenagem à cidade portuguesa.
Logo em seguida, no dia 11 de agosto do mesmo ano é criado o Primeiro Conselho Municipal com poderes para legislar e então a criação do Código de Postura e Regulamentação e ainda o Estatuto da Comunidade.
Mas Campo Maior só passa a categoria de cidade no dia 28 de dezembro de 1889 quando o piauiense Taumaturgo de Azevedo assume o governo do estado e tem como seu primeiro ato assinar o decreto elevando a categoria de Campo Maior de vila para cidade.
Fonte: Documentário Campo Maior história e turismo
Foto: Praça Rui Barbosa na decada de 1970, aproximadamente / fonte não identificada
Publicado em 21/04/2025